INTERAÇÃO DO PÚBLICO COM PALESTRANTES MARCOU A 3ª EDIÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

13/07/2015 08:42

CONFERENCIA
Com o plenário totalmente lotado, a Câmara de Vereadores sediou na última quinta-feira (10/07), a 3ª Conferência Municipal de Saúde. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde, com o apoio total do Governo Municipal.
Este ano, o tema: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do Povo Brasileiro”, com setes eixos em debate, reuniu dezenas de participantes com interação direta de questionamentos aos palestrantes: Luis Carlos Bolzan – Psicólogo mestre em Gestão Pública, Ex Presidente do COSEMS/RS e Ex Secretário da Saúde de Novo Hamburgo e Atualmente Consultor e Assessor do COSEMS/RS que abordou a “Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, Financiamento do SUS e Modelos de Atenção à Saúde e Reformas Democráticas e Populares do Estado”, o Secretário de Saúde – Daniel Ferrony falou sobre Diagnóstico da Situação da Saúde Local e Serviços”.Durante a tarde foi realizada uma videoconferência sobre “Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS e a Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS” com a palestrante Michelle Szekut – do Telessaúde RS; Coordenadora de Campo / Região Centro Oeste e Sul, Farmacêutica Generalista e Especialista em Marketing Estratégico.
Também durante o encontro, foram realizadas a Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência; Formação dos grupos de trabalho; Plenária Final com a Aprovação das Demandas apresentadas pelos grupos de trabalho e Escolha dos Delegados para participarem da 7ª Conferência Estadual de Saúde em Porto Alegre, nos dias 18, 19 e 20 de setembro deste ano.
Presente ao evento, o médico cubano Júnior Perez – integrante do Programa “Mais Médicos” contou um pouca de sua experiência profissional durante esses meses em São Gabriel.
Na ocasião, Daniel Ferrony, fez uma verdadeira “prestação de contas” sobre serviços, avançando na descentralização e ampliação do acesso e mudança radical do modelo de atenção à saúde que estão sendo executadas pelo Governo Municipal.
A Presidente do Conselho Municipal de Saúde – Cleci Baldissera agradeceu a presença de todos os participantes e também foi lido o relatório da Conferência, incluindo as demandas apresentadas, onde se destacam: Ampliação do CAPS; Criação do CAPS Infantil – Álcool e Drogas; Manutenção da Saúde Mental; Capacitação continuada das pessoas que trabalham na área de saúde; Maior divulgação (elaboração de cartilha) sobre os direitos e deveres dos usuários do SUS; Manutenção constante nos equipamentos ambulatoriais nas UBS; Mudança do local – atualmente o antigo PA 24 HS – onde as pessoas doentes que consultam em outros municípios aguardam pelo transportes pela Secretaria da Saúde, pois se trata de uma área sem proteções laterais trazendo um certo desconforto aos pacientes em virtude principalmente dos dias frios e chuvosos, entre outras. Cleci explicou ainda que nos próximos dias, as demandas serão separadas de acordo com suas competências, ou seja, as de nível municipal, bem como, as que competem ao Estado e União.

—————

Voltar