SAÚDE E EDUCAÇÃO RECEBEM ELOGIOS EM DESCENTRALIZAÇÃO ORGANIZADA PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NO ASSENTAMENTO CONQUISTA DO CAIBOATÉ.

13/07/2015 08:41

ATENDIMENTO MEDICO
Na manutenção das estradas, principalmente a RS 630, foi a principal reivindicação dos moradores do Assentamento Conquista do Caiboaté. A proposição foi apresentada durante a descentralização de governo realizada na última quarta-feira (08/07). As atividades foram centralizadas na propriedade de José Adílio Soares, ao lado da RS-630. O prefeito Roque Montagner acompanhou os trabalhos e autorizou o secretário de Transportes, Éder Barbosa, a fazer estudos dos pontos de responsabilidade do Município (ou que fazem parte da linha de apoio ao INCRA) para evitar prejuízos ao transporte escolar e de produtos dos assentamentos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizou serviços de cadastro e pesagem para os beneficiários do Bolsa Família, além de encaminhar pedidos de 2ª via da carteira de identidade e de certidões de nascimentos, casamentos e óbitos.
Durante as atividades, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu mais de duas peças de roupas para a comunidade carente. As doações foram conseguidas durante a Campanha do Agasalho das Escolas Ginásio São Gabriel e de Educação Infantil Anadir Laureano.
A Secretaria da Saúde realizou consultas médicas e verificação de pressão arterial. Com a participação de profissionais dos Programas Mais Médicos e Estratégia Saúde da Família, também foram fornecidos medicamentos e avaliações odontológicas.
Em uma área reservada, equipes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) realizaram atividades lúdicas com crianças.
Também participaram as Secretarias de Agricultura e Turismo, ambas com exposição de programas e projetos em execução.
A comunidade do Assentamento aprovou o trabalho. Há seis anos assentada, Ana Alves Soares, elogiou a descentralização das atividades das Secretarias. “É muito bom, pois tem muitas pessoas que não tem condições de ir até os postos de saúde. O atendimento, na cidade, também melhorou com a chegada das agentes de saúde. A gente liga para as meninas e elas marcam as consultas”.
Ana disse que foram solucionados problemas de acesso para o ônibus escolar e as crianças – mesmo nos lotes mais distantes da estrada principal – estão sendo beneficiadas com transporte.
O jovem Flávio Rodrigues da Rosa, de 26 anos, foi atendido por um clínico geral. Ele disse que aproveitou a oportunidade, pois, por causa do trabalho, não encontrava tempo para ir na cidade.
A assentada Fabiana de Cássia Silveira Machado está no Assentamento Conquista do Caiboaté desde 2008. Ela é uma das agentes comunitárias de saúde que atua naquela região. Na visão dela, a descentralização é um papel importante desempenhado pela Administração, “pois a maioria da população do interior encontra dificuldades para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Município por causa da distância do assentamento para a cidade”.
Segundo ela, o atendimento médico, hoje, é mais acessível. “A vinda do Mais Médicos, que deu mais acessibilidade para as pessoas do interior, que vão até o posto e tem as consultas já marcadas. Tem remédios”.
Naquela região, hoje, agentes comunitários de saúde são responsáveis por micro-áreas, fazem visitas domiciliares, cadastram as famílias e, quando necessários, encaminham as pessoas para as Unidades de Saúde, onde tem um médico responsável pelo primeiro atendimento. Quando necessário, este mesmo profissional encaminha o paciente para avaliação de um especialista na Unidade Brandão Júnior.
Hoje, no Assentamento Conquista do Caiboaté, estão sendo beneficiadas 225 famílias. Mas, em toda a região, os programas oferecidos pelo Município atendem mais de 1.600 famílias.
Ela avaliou como positivo o cronograma de atendimento da Secretaria de Educação. “Nossas crianças tem o Ataliba (escola) e as que precisam, tem transporte escolar para a cidade”.
O Governo Municipal volta a descentralizar as atividades no próximo domingo. Os atendimentos serão realizados no Cerrito.

—————

Voltar