Vacinação contra HPV deve imunizar mais de 1,4 mil meninas em São Gabriel

16/03/2015 09:38

vacinação começou na última segunda-feira (09/03) na Unidade de Saúde localizada em frente ao Hospital de Santa Casa de Caridade

                    Em São Gabriel, 1.415 meninas entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV). Segundo a responsável pelo Setor de Vacinação, enfermeira Maria da Graça, em relação a 2014, este ano, o número de crianças a serem imunizadas foi ampliado. “Tínhamos um público de cerca de 1300 no ano passado porque o alvo eram meninas de 11 a 13 anos. Este ano, estas meninas não participam da campanha, embora aquelas que receberam apenas a primeira dose (e não participaram da etapa seguinte) possam também ser imunizadas”, explicou a profissional.

A vacina contra o HPV é dividida em três doses. A segunda dose é aplicada depois de seis meses da primeira dose e a terceira é após cinco anos da primeira.

A vacinação começou na última segunda-feira (09/03) na Unidade de Saúde localizada em frente ao Hospital de Santa Casa de Caridade, na Rua Barão do Cambai com General Marques, das 7h às 17h 30min, sem fechar ao meio dia.  A mobilização ocorre durante todo o mês de março. O Setor estuda a possibilidade de realizar um “Dia D”, com a campanha sendo ampliada para todas as Unidades Básicas num sábado, mas a programação ainda está sendo analisada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No ano passado, cerca de 80% das meninas – entre 11 e 13 anos -  receberam a primeira dose da vacina em São Gabriel. Já após os seis meses, o índice caiu e bastante. No Estado, apenas 50% das meninas foram até os postos de saúde para receber a aplicação da segunda dose. De acordo com a SMS, as meninas que fizeram a primeira dose têm que receber a segunda. Só com a primeira dose, a criança não está imune. Das 1.415  meninas na faixa etária para a vacinação contra o HPV, São Gabriel precisa imunizar pelo menos 80%.

TEXTO: Marcio Vaqueiro/Foto: Arquivo Comunicação Social

 

—————

Voltar